Eleições 2024: o que levar, horário e locais de votação
Neste domingo (6), ocorre o 1º turno das Eleições Municipais de 2024. Mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores, em 5.569 municípios do país, irão escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vereador da cidade em que vivem.
Foto: Reprodução/ Internet
O que levar
As eleitoras e os eleitores podem votar sem o título de eleitor, mas devem comprovar a sua identidade na seção eleitoral por meio de um documento oficial com foto.
Não é possível votar apenas com o título de eleitor, pois o documento não tem foto. É necessário apresentar um documento oficial com foto juntamente com o título.
Confira abaixo os documentos de identificação oficiais aceitos na seção eleitoral:
Identidade (RG)
Carteira de motorista (CNH)
Certificado de reservista
Carteira de trabalho
Passaporte
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
Atenção: Documentos oficiais sem foto, como certidão de nascimento e de casamento, não serão aceitos na seção eleitoral.
E-Título
O e-Título, versão digital do título de eleitor, é também uma opção de identificação na seção eleitoral. No entanto, só será possível usar o aplicativo da Justiça Eleitoral para fazer a identificação completa se a versão digital do título de eleitor vier com foto. Isso só ocorre se a eleitora e o eleitor tiverem feito, previamente, o cadastramento biométrico.
Se o cadastramento biométrico não tiver sido realizado, a foto da pessoa não será apresentada no aplicativo. Portanto, será necessário levar um documento oficial com foto na hora de votar.
“Colinha”
Você já sabe todos os números das suas candidatas e dos seus candidatos? É bom não perder tempo e anotar. A medida permite que a eleitora e o eleitor, além de não se esquecerem dos números, não errem no momento de digitá-los na urna eletrônica.
É por essas razões que a Justiça Eleitoral incentiva que a eleitora e o eleitor levem para a cabine de votação uma anotação, pessoal e individual, contendo os números das candidaturas nas quais pretendem votar.
Assim, o uso da chamada “colinha” é uma prática reconhecida, aceita e estimulada pela Justiça Eleitoral.
Mas atenção! É proibido, na cabine de votação, portar telefone celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados.
(Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), Resolução TSE nº 23.736/2024)
Horário
Pela primeira vez, uma eleição municipal será realizada em horário único em todo o país: das 8h às 17h, segundo o horário de Brasília (DF). A unificação já foi adotada nas Eleições Gerais de 2022, sendo mantida para o pleito deste ano. O 1º turno das Eleições Municipais de 2024 ocorre neste domingo (6) em 5.569 cidades do país.
O fuso adotado para o horário unificado é o de Brasília. Isso significa que regiões em outros fusos vão começar e encerrar a votação em horas diferentes da maior parte do Brasil, mas simultaneamente.
Assim, em locais que têm fusos diferentes do da capital federal, como Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Amazonas, será necessário ajustar os relógios para seguir o horário unificado. No caso de Mato Grosso, por exemplo, o horário da votação será das 7h às 16h. No Acre, será das 6h às 15h.
Com a unificação do horário da votação, a apuração dos resultados deve iniciar a partir das 17h do horário oficial de Brasília. É importante lembrar que a votação termina às 17h, mas eleitoras e eleitores que ainda estiverem na fila após esse horário poderão exercer o direito ao voto.
Veja como será o horário de votação em localidades com outros fusos:
Acre: das 6 às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação a Brasília).
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h (abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília).
Amazonas: envolve 62 municípios, que se dividem em dois fusos, sendo 11 municípios das 6h às 15h e outros 51 municípios das 7h às 16h.
Locais de votação
Três zonas eleitorais de números 263, 264 e 322 abrangem o município de Sete Lagoas. Nelas serão disponibilizadas mais de 500 seções eleitorais em diferentes locais de votação.
Para consultar seu local de votação, acesse o site do TSE e clique em “Onde votar”. A informação também está disponível no aplicativo para celulares e-título, disponível para download e atualizações até sábado (5) para quem queira usá-lo no primeiro turno.
Fontes consultadas: Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG)
O post Eleições 2024: o que levar, horário e locais de votação apareceu primeiro em SeteLagoas.com.br.