Funed conquista prêmio Anvisa 2024
A Fundação Ezequiel Dias (Funed) conquistou o primeiro lugar no Prêmio Anvisa 2024, na categoria Destaque do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. A premiação foi realizada no auditório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília, na última quinta–feira (05/12). O prêmio tem como objetivo reconhecer as iniciativas desenvolvidas para a promoção e proteção da saúde da população.
A Funed, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG), concorreu com o trabalho: “Monitoramento de alérgenos em alimentos: estratégia laboratorial para auxílio no cumprimento da RDC 727/2022”, realizado pelas equipes do Serviço de Físico-Química de Produtos (SFQP) e do Serviço de Microbiologia e Biologia Molecular de Produtos (SMBP). Além da conquista do prêmio, o projeto também ficou em segundo lugar na categoria especial, onde os 24 finalistas concorreram juntos, pela avaliação do público. O Lacen-MG é o único laboratório do Brasil que dispõe de metodologias para realizar essas análises.
O diretor Instituto Octávio Magalhães (DIOM/Lacen-MG), Glauco de Carvalho, reforça que o projeto de iniciativa do SFQP e do SMBP tem grande relevância e importância para a Saúde Pública, como foi manifestado por diversas pessoas no momento da votação popular. “Concretizar o projeto e alcançar esse reconhecimento com o Prêmio carrega antes um histórico de muito trabalho, persistência e resiliência da equipe com as adversidades enfrentadas, e muitas vezes mantidas afastadas dos olhos externos, mas que também faz destacar a motivação maior: o amor à Saúde Pública, ao IOM e à FUNED”, destaca.
Após cinco anos de muito esforço e diversos trabalhos realizados para atender às demandas de monitoramento e fiscalização de alérgenos, a servidora do SFQP, Jeane Carvalho, motivada pelas atividades feitas, não esconde a emoção ao falar da conquista da equipe. “É uma equipe inspiradora. Quando comecei como técnica em química no SFQP há 7 anos, achei que minhas atividades se limitariam ao trabalho de bancada. Mas no setor, todo tipo de tarefa é aproveitada para gerar conhecimento. Que orgulho fazer parte disso”, comenta.
Para o chefe da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), Kleber Eduardo da Silva Baptista, a premiação vai além do troféu, mas também demonstra o reconhecimento do trajeto percorrido para conquistar o primeiro lugar. “Além de exaltar a excelência do trabalho realizado pelo IOM, este prêmio é o reconhecimento da resiliência desta equipe. Mesmo diante dos desafios e dificuldades encontradas no processo, a importância do trabalho para a saúde pública é sempre nosso maior motivador”, afirma.
A chefe do SMBP, Daniela Peralva Lima, compartilha deste sentimento e se sente mais motivada a melhorar cada vez mais a saúde pública. “Recebemos o prêmio com muita emoção e gratidão, pois ele representa o reconhecimento do longo e árduo trabalho de toda a equipe nos últimos anos. O reconhecimento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária corrobora a excelência do Lacen-MG e nos impulsiona a persistir no propósito de desenvolver metodologias para oferecer serviços de qualidade no atendimento às demandas do SUS”, completa.