Regional de São João del-Rei realiza primeira oficina sobre vigilância sanitária
No dia 13/11, o Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del-Rei promoveu a Primeira Oficina Anual de Compartilhamento de Experiências Exitosas em Vigilância Sanitária da microrregião de Saúde de São João del-Rei, no auditório do campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Além da equipe da Vigilância Sanitária da GRS, participaram do evento referências técnicas e fiscais sanitários municipais, que puderam trocar experiências para fortalecer ações de Vigilância Sanitária na microrregião.
Durante a abertura do evento, a diretora da Regional, Edwalda Maria Carvalho de Assumpção, destacou a importância do encontro como espaço privilegiado de aprendizado e integração do território na promoção da saúde pública. “É importante demais essa troca de experiências exitosas da Vigilância Sanitária para o território. Os municípios da microrregião entenderam a importância do evento e enviaram suas referências, compartilhando saberes. Pensar a vigilância é pensar em saúde, pois a vigilância Sanitária é fundamental para a promoção da saúde pública e universal”, destacou a diretora.
Ainda durante a oficina, a fiscal sanitária do município de Resende Costa, Leidiane Rodrigues do Socorro, apresentou o projeto “Tratando água, garantindo saúde”. Trata-se de uma experiência exitosa de vigilância da água para consumo humano na zona rural de Resende Costa que possibilitou conscientizar a população das comunidades rurais do município sobre a importância da qualidade da água e também dos benefícios do acesso à água potável para a promoção da saúde.
Por meio do projeto, a Vigilância Sanitária de Resende Costa distribuiu hipoclorito de sódio, utilizado na purificação da água, e instalou filtros nas redes de abastecimentos de água das comunidades. Além disso, os fiscais sanitários também realizam periodicamente ações de panfletagens e palestras, abordando a importância da qualidade da água para a saúde nas escolas e nos centros comunitários na zona rural do município.
Leidiane Socorro, mostrou, por meio de fotografias e vídeos, o êxito do projeto na promoção da qualidade da água consumida nas comunidades do município de Resende Costa.
A coordenadora do Nuvisa, Jane Daisy Almada, pontuou que experiências como essa do projeto “Tratando água, garantido saúde são fundamentais para promover um ambiente colaborativo entre profissionais da Vigilância Sanitária. “Organizamos a oficina com objetivo de proporcionar um ambiente colaborativo de experiências de sucesso em Vigilância Sanitária que podem servir de inspiração para as vigilâncias dos municípios do território”, disse a coordenadora.
Ela ainda observou que esse compartilhamento de experiências exitosas é fundamental para o fortalecimento das ações de Vigilância Sanitária em busca de intervenções mais eficazes em prol da saúde pública.