Anatel disponibiliza serviço que permite compartilhar localização em chamadas de emergência
Usuários de dispositivos Android e iOS podem enviar sua localização durante chamadas ou mensagens de emergência para números como 190 (polícia), 192 (serviço médico). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com operadoras de telefonia, anunciou um novo recurso de localização de emergência nesta segunda-feira (16).
O serviço permite o envio da localização de usuários de dispositivos Android e iOS durante chamadas ou mensagens de emergência para números como 190 (polícia), 192 (serviço médico) e 193 (bombeiros) ou qualquer outro serviço de emergência que esteja apto a receber essa informação.
Atualmente, a localização é compartilhada por meio de dados das antenas de celular. Segundo a Anatel, com o novo recurso, “espera-se aumentar a efetividade no atendimento às chamadas de emergência”.
A novidade acontece por meio de uma tecnologia chamada de Advanced Mobile Location (AML), que calcula a localização do usuário por meio de dados de redes Wi-Fi, GPS, torres de celular e sensores integrados ao dispositivo. Segundo a Agência, isso garante mais precisão em comparação às tecnologias baseadas em antenas de telefonia.