Após Califórnia, 12 Estados americanos contestam na Justiça tarifas impostas por Trump

Uma aliança de 12 Estados lançou nesta quarta-feira (23) um desafio legal às tarifas impostas por Donald Trump, uma vez que seus líderes, democratas, entendem que o presidente republicano não poderia tê-las imposto sem a aprovação do Congresso. O grupo, que inclui Arizona, Oregon, Nova York e Minnesota, segue a iniciativa da Califórnia, que contestou judicialmente as tarifas de Trump na semana passada. “O plano tarifário insano não é apenas economicamente imprudente, mas também ilegal”, afirmou a procuradora-geral do Arizona, Kris Mayes.

Trump fez as bolsas de valores mundiais caírem por questionar décadas de livre-comércio. Ele lançou uma guerra comercial contra a China e impôs tarifas de 10% sobre produtos de dezenas de países. Segundo a ação movida hoje, a lei de 1977 invocada por Trump não lhe permite usar medidas de emergência para impor tarifas, um poder que a Constituição atribui ao Congresso.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“O presidente alterou a ordem constitucional e mergulhou a economia americana no caos”, afirma o texto, apresentado ao Tribunal de Comércio Internacional dos Estados Unidos. Trump afirma que, a longo prazo, sua política protecionista vai trazer a produção industrial de volta para os Estados Unidos. Mas, a curto prazo, ela gera grande incerteza, e é provável que aumente a inflação e o desemprego, segundo economistas.

*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira

Deixe um comentário