“Dever cumprido”: juiz Roberto das Graças Silva recebe homenagens no Fórum de Sete Lagoas
Com mais de 40 anos de vida na Justiça, o juiz de direito Roberto das Graças Silva chegou a sua aposentadoria. Em uma solenidade realizada no Fórum de Sete Lagoas nessa sexta-feira (11), o magistrado recebeu as homenagens e admiração por sua atuação de excelência.
Juízes do Fórum de Sete Lagoas em entrega de homenagem a Roberto das Graças / Foto: Filipe Felizardo
Roberto das Graças é natural de Belo Horizonte e veio de uma família humilde. Em fins de 1979, formou-se pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas; pouco tempo depois, ingressou no Ministério Público, sendo promotor nas comarcas de Pompéu, São Domingos do Prata, Nova Lima e Sete Lagoas. Em 1990, entrou para a magistratura – um caminho natural, como disse o homenageado – passando por cinco comarcas até retornar para Sete Lagoas em 2003, como titular da 1ª Vara Cível.
O salão do Júri ficou lotado: nas primeiras fileiras, estavam grandes figuras do Judiciário mineiro, como o desembargador Nelson Messias, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), além de todos os magistrados atuantes no Fórum de Sete Lagoas. A família de Roberto esteve presente, representada pela esposa, Brígida Silva, filhos e netos. Representantes dos oficiais de justiça, da advocacia, do poder público e os servidores do Fórum completaram as fileiras do espaço.
“Você não foi só um aplicador da lei fria, foi um intérprete da vida, um leitor da entrelinhas humanas”,
Alessandro de Abreu Borges, juiz diretor do Foro de Sete Lagoas
Juiz Roberto das Graças Silva com sua esposa Brígida Silva / Foto: Filipe Felizardo
Em seu discurso, o agora magistrado aposentado apontou o desafio de ter honrado por mais de quatro décadas o caminho da Justiça. Com um discurso muitas vezes enérgico (ele mesmo brinca, citando os tempos de promotor de justiça) não foi as poucas vezes que se notava a emoção em sua fala, inclusive indo às lágrimas ao lembrar de sua avó falecida.
Uma de seus trabalhos mais marcantes foi como juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG); “fiz cinco eleições em Sete Lagoas”, confidencia Roberto das Graças à reportagem, sendo a última o pleito municipal de 2024. Reconhecido pelo por sua atuação de excelência, o juiz relata que encerrou sua passagem com o sentimento de “dever cumprido”: “Dei o melhor de mim, como disse em pronunciamento, e creio que meu maior testemunho do meu trabalho foi a presença maçica da sociedade setelagoana aqui nesta solenidade. Acho que essa é a demonstração do trabalho que fiz aqui”, completa.
Com lirismo, realizada por meio de um poema lido pelo seu assessor, e o recebimento de uma placa em homenagem a sua carreira, não foram poucas as demonstrações de admiração e carinho a Roberto das Graças. Pacientemente, o juiz agradeceu aos presentes numa fila onde todos fizeram os seus cumprimentos e lembraram de momentos com o magistrado. Por fim, um de seus netos fala com a reportagem uma frase curiosa, que faz lembrar seu legado: “Este é o famoso juiz Roberto das Graças”.
O post “Dever cumprido”: juiz Roberto das Graças Silva recebe homenagens no Fórum de Sete Lagoas apareceu primeiro em SeteLagoas.com.br.