Minas Gerais recebe certificação de boas práticas para eliminação da transmissão vertical do HIV
Mais uma vez Minas Gerais é reconhecido nacionalmente pelas suas ações e esforços em prol da saúde dos mineiros.
Mais uma vez Minas Gerais é reconhecido nacionalmente pelas suas ações e esforços em prol da saúde dos mineiros. O estado recebeu do Ministério da Saúde (MS) no último dia 29/11 o Selo Prata de Boas Práticas rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. A cerimônia certificou 60 munícipios, dentre eles, 3 cidades mineiras. Nova Lima recebeu duas certificações: selo prata de boas práticas rumo à eliminação da TV do HIV e selo prata de boas práticas rumo à eliminação da TV da Sífilis; Ipatinga recebeu selo ouro rumo à eliminação da TV de Hepatite B e Nova Serrana recebeu o selo bronze de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical da hepatite B.
A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV, Sífilis e Hepatite B é uma estratégia do MS para fortalecer a gestão e a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorando ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes, parcerias sexuais e crianças, além da qualificação da vigilância epidemiológica e dos sistemas de informação, monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas voltadas à eliminação da TV do HIV, Sífilis e Hepatite B no Brasil.
Essa estratégia tem o propósito de certificar municípios e estados que tenham atingido os critérios e os indicadores estabelecidos para eliminar a TV do HIV, Sífilis e Hepatite B em conformidade com as diretrizes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os critérios para certificação envolveram indicadores de impacto e indicadores de processo previstos no Guia para Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical.
A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV, Sífilis e Hepatite B é uma forma de fomentar, apoiar e reconhecer os esforços dos munícipios e estado para eliminação da TV. Essa conquista é resultado de esforços conjuntos entre os municípios e o mostra a importância do trabalho integrado para implementar estratégias preventivas e de cuidado efetivo.
O reconhecimento do trabalho conjunto entre municípios e estados por meio da certificação, reflete o resultado das ações de prevenção, controle e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis, que contribuem para evitar a transmissão de HIV da mulher para o bebê e para melhorar a qualidade de vida da população mineira.