Oficina do projeto Regionaliza SES debate os desafios da regionalização em Alfenas

Nos dias 17 e 18/12, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, por meio da Subsecretaria de Regionalização, a oficina Regionaliza SES em Alfenas. A oficina contou com a participação das regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha e teve como objetivo discutir as mudanças, desafios e alinhamento no processo de regionalização na saúde pública de forma integrada e eficiente.

O subsecretário de Regionalização, Renan Guimarães de Oliveira, explicou que a oficina buscou alinhar os novos processos de trabalho da Coordenação de Regionalização e consolidar as competências do organograma regional.

A importância da gestão compartilhada e do diálogo entre os níveis de governo foi destacada pelo superintendente da Unidade Regional de Saúde (URS) de Alfenas, João Tadeu Silva. Ele observou ainda “que o Regionaliza SES é uma ferramenta essencial para garantir equidade e eficiência no atendimento à saúde e assim integrar mais as ações, melhorando a qualidade dos serviços para a população”.

A oficina
No primeiro dia da oficina do projeto Regionaliza SES foi abordado o conhecimento sobre o histórico, as transformações e o status atual do processo de regionalização da saúde em Minas Gerais. Já a apresentação de produtos e atividades das coordenações foi realizada no segundo dia.

O coordenador de Regionalização da SRS Alfenas, Renato Brandão de Ávila, salientou que o encontro é um momento de alinhamento entre os níveis central e regional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, atendendo à diretriz de comando único em cada esfera de governo, visando a efetiva implementação da regionalização da rede de ações e serviços públicos de saúde.

Deixe um comentário