PF prende suspeito em Curvelo durante operação que combate falsificação de documentos

Uma pessoa foi presa na zona rural de Curvelo envolvida em um esquema de falsificação de documentos. A ação foi desencadeada pela Polícia Federal em diversas cidades mineiras durante a semana.

Operação cumpriu dez mandados de busca e apreensão / Foto: Polícia Federal / divulgação

A Operação Sombra Dupla foi realizada entre o sábado (19) até esta quinta-feira (24). A detenção em Curvelo aconteceu por meio de um mandado de prisão, também cumpridos em Belo Horizonte, Igarapé, Divinópolis e Luislândia, no Norte de Minas. Outros dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação aponta prática “de crimes de organização criminosa, falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, entre outros”, de acordo com comunicado. Desde 2023, os agentes monitoram o grupo, que seria especializado na confecção de documentos falsos diversos, tais como CPF, RG, passaportes, diplomas de conclusão de curso.

Seus integrantes realizavam as fraudes da seguinte forma: o uso de dados de terceiros ou criação da documentação falsa por dados fornecidos pelos interessados. Membros de facções criminosas seriam alguns dos “clientes” deste grupo, que teria envolvimento de servidores públicos.

Uma operação anterior também apurou o mesmo esquema, no ano de 2021: um cartório de registro civil de Luislândia lavrava documentações falsas para criminosos. A fraude foi descoberta pela PF após a apuração de documentos sobre uma outra investigação, que versava sobre saques irregulares de precatórios judiciais por meio de procurações falsas. Na época, três oficiais de cartório de Luislândia e São Francisco, também no Norte de Minas, foram presos.

O post PF prende suspeito em Curvelo durante operação que combate falsificação de documentos apareceu primeiro em SeteLagoas.com.br.

Deixe um comentário