Regional de Saúde de Uberlândia entrega as primeiras doses da nova vacina contra a covid-19

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia entrega nesta quinta e sexta-feira (19 e 20/12), o primeiro lote da vacina contra a covid-19 da fabricante Zalika Farmacêutica. Ao todo 8.425 doses estão disponíveis para os 18 municípios da região. Esta vacina, em específico, deve ser aplicada nas pessoas maiores de doze anos.

Além da inclusão do nova oferta da vacina, na última semana, o Ministério da Saúde (MS) divulgou mais duas novidades na estratégia de vacinação contra a covid-19: inclusão no Calendário Nacional de Imunização para as gestantes, que devem ser imunizadas com uma dose a cada gestação e os idosos (60 anos ou mais) receberão uma dose a cada seis meses; e o esquema vacinal para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade com três doses da vacina da Pfizer, mas, se for a vacina Covid-19-RNAm, Moderna (Spikevax), estas crianças recebem duas doses.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SRS Uberlândia, Leila de Paula Caixeta, ressalta a importância de estar com o cartão vacinal em dia, principalmente no fim do ano. “Com as festas de final de ano, a tendência é aumentar os casos, devido à circulação das pessoas. Para evitar casos graves e mortes pela doença, estar com a vacinação em dia é primordial”, explica.

A vacinação dos demais grupos especiais a partir de 5 anos de idade será realizada periodicamente em qualquer sala de vacina, sendo a cada seis meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos: pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

Cenário da covid-19 na região
Em 2024, já foram notificados 8.700 casos confirmados e 81 óbitos pela doença na região. Veja aqui o detalhamento no painel. E, para evitar casos graves e óbitos, uma das estratégias é a cobertura vacinal homogênea da população.

Deixe um comentário