Superação: atleta de Sete Lagoas volta aos gramados depois de pesar 188kg

Para um atleta de Sete Lagoas, retornar aos gramados em agosto de 2024 foi uma grande vitória pessoal. Após ter obesidade e pesar mais de 180kg, Thiago Rodrigues (32 anos, desenvolvedor de software) conseguiu vencer estes desafios e ter uma melhor qualidade de vida através do futebol, onde tudo começou. O atleta motiva outras pessoas através de sua história nas redes sociais.

Thiago Rodrigues superou dificuldades pessoais para seguir fazendo o que gosta, jogar futebol. Foto: acervo pessoal.

Aos 13 anos, Thiago Rodrigues participou das categorias de base do Atlético. Jogou pelo clube por cerca de um ano, mas precisou pedir dispensa já que a agremiação não oferecia alojamento e ele não tinha condições financeiras para ir e voltar dos treinamentos todos os dias.

Depois disso, voltou a treinar na Escolinha do América de Sete Lagoas. E aqui foi visto por João Carlos, ex-zagueiro com passagens pelo Cruzeiro e Seleção Brasileira, entre outros, e foi levado ao clube celeste. Por lá, pôde jogar com atletas como o atacante Dudu, que voltou ao clube este ano, e o goleiro Rafael, atualmente no São Paulo. Nessa foto, Thiago aparece em pé, o quarto da direita para esquerda, e Dudu o terceiro agachado da esquerda para direita:

Após se contundir, Thiago acabou dispensado e migrou para a Associação Atlética Aciaria, equipe de base em Ipatinga, por onde passou também o ex-atacante Fred e ex-lateral direito Mancini. No clube, o goleiro jogou mais quatro anos na categoria de base.

A saída do futebol e a perda de seu avô levaram Thiago a desenvolver sintomas de ansiedade e depressão. Sua mãe faleceu quando tinha três anos e ele foi criado pelos avós. Neste momento difícil, o atleta chegou a pesar 188 quilos e se tornou diabético, a ponto de necessitar tomar insulina duas vezes ao dia.

Porém, ele encontrou forças junto à sua família e à religiosidade. “Graças a Deus, minha esposa e meus filhos, resolvi mudar de vida. Cheguei a fazer uma bariátrica e perdi 30kg, então entrei no chamado efeito platô e parei de perder peso. Fui para a academia e resolvi voltar aos gramados em agosto do ano passado. Com isso já perdi mais 48kg, totalizando 78kg”, conta.

Essa retomada foi apenas o começo para Thiago. Desde então, já disputou o Campeonato Oficial do Clube Náutico de Sete Lagoas ano passado pela Jomalo, esteve no elenco do N Ports/Dellis Palheiros pela Copa Santa Clara Web Novidade deste ano e defende atualmente as cores do Box Prime Fit na Copa da Amizade, também no Clube Náutico – foi um dos destaques na primeira rodada ao defender um pênalti na vitória do seu time por 3 a 1. Na sequência da temporada, Thiago disputará a Copa Sidão pelo Reação.

A trajetória de Thiago tem inspirado outras pessoas a buscarem mais qualidade de vida através do esporte. Ele compartilha sua evolução nos perfis Goleiro de Peso do Instagram e TikTok.

“Num primeiro momento eu queria deixar registrado minha evolução, ter a possibilidade de voltar nas publicações antigas e ver o quanto venho evoluindo. Porém, muita gente veio me procurando, mandando áudio e contando que minhas postagens motivam, pessoas que enfrentaram problemas parecidos e que ficam mais motivadas em continuar na busca por uma vida melhor. Hoje posto minha rotina de treinos e evolução no intuito de mostrar que é possível sair de um problema difícil que é a obesidade e ter uma vida melhor”, conta.

O esporte segue permitindo Thiago a fazer o que ama e projetando novos objetivos: “Ser jogador sempre foi um sonho e eu imaginava que nunca mais iria conseguir. Quando vi que cheguei em um peso no qual conseguiria voltar aos poucos, esse sonho voltou forte novamente. Hoje tenho um objetivo de daqui a uns dois anos conseguir jogar uma Copa Itatiaia que é um dos campeonatos mais famosos do amador”, revela o atleta.

A rotina de Thiago Rodrigues pode ser acompanhada nos perfis Goleiro de Peso do Instagram ou TikTok.

O post Superação: atleta de Sete Lagoas volta aos gramados depois de pesar 188kg apareceu primeiro em SeteLagoas.com.br.

Deixe um comentário